sábado, 4 de outubro de 2014

Primeiro tutorial de make - de iniciante para iniciante

Olá gente boa!
Confesso estar um pouco ansiosa com esse post, mas o objetivo desse blog é compartilhar experiências da vida de ser mulher negra, de ter um cabelo crespo natural e as vicissitudes de nossa estética.
Faz algum tempo, mas pouco tempo, que venho adentrando e me apaixonando por esse mundo da maquiagem, tenho descoberto muita coisa e vou me descobrindo junto. Uma das coisas que sempre me afastou do mundo das makes é que era_ e ainda é_  muito difícil encontrar tons apropriados para minha pele.

O mercado dos cosméticos não viam a mulher negra como consumidora, portanto não havia maquiagens para nosso tom de pele, em especial para o meu que é bem pigmentado. As opções sempre foram caras e importadas. Na verdade, as marcas com a maior variedade de cores ainda segue essa norma, mas já temos algumas marcas nacionais ou importados mais acessíveis chegando ao mercado e com isso, estou aqui. Eu, Nany Pretricinha, para fazer meu primeiro tutorial de maquiagem procês!

Como eu disse, ainda sou iniciante, vivo olhando canais e blogs, pegando dicas e encontrando meu jeito de maquiar. É certo que delinear os olhos ainda é quase um parto, mas resolvi fazer um tutorial para encorajar outras como eu, que ainda estão engatinhando e dizer que: Yes, We Can! hahahahahha

Pois bem, vou ter que dividir esse tutorial em dois posts para não cansar. Vou mostrando como faço a make e os produtos que vou usando, tudo passo a passo, então, sigam-me!

Passo 1:
PREPARANDO A PELE

É importante para que a maquiagem fique bonita que seu rosto esteja limpo e hidratado, quem disser que maquiagem estraga a pele, vai me ouvir dizendo que é mentira, o que estraga a pele é a falta de hábitos regulares de cuidado com ela. Eu tenho a pele super sensível e para me maquiar, tenho que me obrigar a cuidados regulares, senão a pele fica um lixo.
Começar a me maquiar foi um estímulo para ser mais responsável com meu rosto.

Vamos do início e de cara lavada:


Enfim, a pele deve estar limpa, depois de lavar, eu passo um protetor solar, eu uso MINESOL FPS 30, porque como já disse, minha pele é sensível e oleosa, esse protetor solar tem dois efeitos incríveis, ele é feito justamente para controlar a oleosidade e justamente por isso tem um efeito matificante da pele, ou seja, deixa a pele sequinha e ainda ajuda a uniformizar a pele para que a make fique no lugar.

Depois do protetor solar, o hidratante que é apropriado para pele oleosa, logo, ajuda no controle do brilho. O que eu uso é o da Nívea – controle do brilho, ele não é a última maravilha da terra, mas cumpre bem sua finalidade.

Ainda na fase de preparação da pele, eu uso um BB Cream. Para quem não sabe o que é, o BB Cream é um produto que acumula diversas funções, ele ajuda a uniformizar, hidratar, corrigir e até tratar a pele. 

Há quem dispense até o uso de base, mas no meu caso, isso não é possível, principalmente porque não há BB exatamente do tom da minha pele, mas também porque sua textura, muito levinha, não permite corrigir e uniformizar minha pele como ela precisa. O BB Cream que eu uso é o da Loreal, tonalidade escura. Mas como disse, ele não é do meu tom de pele e só é possível usa-lo com uma base que equilibre a cor.


E aqui estão as quantidades de produto que uso para todo o rosto e a forma como espalho na superfície da pele. esta é a forma que faço com o protetor solar e o hidratante facial, Depois que os deposito puxo sempre do centro do rosto para fora. Já bb Cream eu uso a mesma lógica, porém eu vou depositando por partes, pois o produto é muito aquoso e seca rápido, portanto em vou depositando e espalhando simultaneamente. Assim:



Quem quiser saber mais sobre BB Cream para pele negra, indico o vídeo da Fabiana Lima do Canal Beleza de Preta.

Passo 2:
CORRIGIR E UNIFORMIZAR

É claro que somos Dyvas e perfeitas e não há nada de errado com nossa beleza, mas como somos perfeccionistas, sempre há o que melhorar. Quem não gostaria de sumir com aquela olheira, com aquela manchinha incômoda, disfarçar uma espinha inconveniente que apareceu na última hora ou até uma outra marquinha que não gostamos? Pois bem, essa é a hora!

Cada pessoa tem um estilo para se maquiar, como para a pele negra nem sempre é fácil encontrar o tom adequado de corretivo e base, eu prefiro corrigir primeiro, para depois uniformizar, porque no meu caso, eu ainda não possuo o corretivo “mega blaster” que resolve todos os problemas. Corretivos e bases não costumam ser baratos e os indicados para meu tom, são os profissionais como os da MAC. Se você está começando, como eu, não dá pra fazer todos os inve$timento$ em uma só compra, entre base e corretivo, eu optei por ter primeiro a “base dos sonhos”, portanto, eu corrijo primeiro e uniformizo com a minha base querida, depois.

Corretivo, um capítulo à parte.

Gente, em todos os blogs que li, os canais que  assisti e na minha experiência, aprendi que o corretivo é bem o que o nome indica, ele corrige falhas, portanto, só usamos nos locais onde há algo a ser camuflado, não é pra besuntar a cara de corretivo, mesmo que ele seja do seu tom de pele. #aloka kkkkkk

Existem corretivos coloridos que são para camuflagens específicas.

Corretivo amarelo: para esconder olheiras e manchas roxas em geral
Corretivo verde: para ajudar a corrigir manchar vermelhas em pele clara, bem, realmente não é o meu caso (RS).
Corretivo lilás: também ajuda a cobrir olheiras, acnes e manchas amareladas
Corretivo laranja: Ajuda com manchas escuras e até pra cobrir barba.

Eu estou com muita vontade de experimentar os corretivos lilás e laranja, mas ainda não tenho e vou me virando com o amarelo.

Eu uso corretivo amarelo, na área das olheiras e logo acima das pálpebras, também no canto do olho, no “pau” do nariz, por conta da manchinha da fricção dos óculos.
Dou umas batidinhas com o dedo anelar para espalhar um pouco e de pois uso um corretivo mais próximo ao tom da minha pele em áreas com traços que gosto de corrigir. Na foto, apontei com os dedos os locais onde sempre corrijo.

Não percam a chance de rir da minha cara de palhacita na primeira foto. Eu mesmo ri litros!

Usei o corretivo amarelo da Vult e depois o corretivo da Phebo, do duo Corretivo + base, é a parte de cima.


Depois das correções, enfim a Base. Minha mais querida (Salve, Salve!!) base da MAC, da cor perfeita pro meu tom de pele, é a Matchmaster cor 9.0. Ela se adapta ao tom de pele, uniformiza, equilibra todas as cores dos corretivos passados anteriormente, não transfere e não deixa a pele oleosa. Muito amor por essa base.

Eu não me preocupo em usar pincéis para passar base, eu até tenho um pincel duo fiber, mas prefiro usar os dedos mesmo, porque acho que espalho melhor assim e não tem chance de ficar com o rosto marcado. 

Aqui está a quantidade utilizada para todo rosto, pescoço e orelhas, porque não vale ficar com o rosto lindo e as outras partes de cores diferentes. Nada de ficar malhadinha!!! Hahahahaha


Eu não tirei foto da base sozinha, mas postarei, aqui abaixo, uma foto com outros produtos e é bem fácil encontrar imagens dela, colocando o nome "MAC Matchmaster" em páginas de busca na internet.


Vou parar por aqui e fazer outro post sobre a aplicação de sombra, batom e outras considerações.

Esta é a base para qualquer make que eu faça, a partir daí, escolho se farei algo mais básico ou se incremento mais. Mas preparar, corrigir e uniformizar é a base para qualquer make.

Beijos da Pretricinha e até o próximo post!

Nenhum comentário:

Postar um comentário